Pesquisar
 
 
 
 
Mercado Municipal
Alterar tamanho do texto
Reabilitação do Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão
Reconfigurar a cidade a partir das pessoas, suas necessidades e aspirações

A reabilitação do Mercado Municipal pretende ser experiência colaborativa no processo de projeto que pressupõe desde logo a interação entre diversos atores.
Este processo teve por base no conhecimento dos vários cenários de vivência, fluxos e públicos.
Pode-se resumir que o Mercado é um espaço:
. Coletivo, pois trata-se de uma estrutura coletiva comum que agrega múltiplos modos de comércio e o coletivo sai valorizado; competição complementar entre produtos e produções diferenciados; o valor comum transita entre negócios e gerações.
. Moldável, pois possui combinações múltiplas de tipo de estabelecimento, ritmo, compromisso, tipo de produtos; oscila ritmo, configuração e oferta ao longo do dia/semana/ano; articula negócios internos com negócios externos; e articula Mercado como um todo com outras plataformas/eventos como feiras.
. Que oferece Produtos-Serviços-Relações, ou seja, um “produto é um serviço que é uma relação”, e estas três componentes são dificilmente destrinçáveis; o negócio assenta em relações estabelecidas ao longo de toda a cadeia, desde fornecedores a clientes; as relações são também capital de negócio transferível; e as relações proporcionam vantagens negociais, confiança e laços.
Assim, o Mercado é espaço de:
. Encontro – acolhe rituais de encontro dos famalicenses e atrai fluxos de visitantes, alavancando o novo sistema de espaços públicos envolventes.
. Negócio – suporta o posicionamento coletivo de negócios alimentares e complementares, como bandeira do comércio de proximidade do centro urbano.
. Saberes – incentiva aprendizagens abertas e transversais sobre como produzimos, distribuímos e consumimos.
Em suma, a gestão deste processo assenta na relação estreita entre consumidores/comerciante e na consciência da qualidade que este espaço da cidade incorpora enquanto lugar de referência humanizada.

Fotografias de sessões com / para a comunidade
ver documento »

Inquérito aos hábitos de consumo
ver documento »

Focus Group
ver documento »

Apresentação do projeto do mercado
ver documento »
    
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse