Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
João Medina debate "A Minha América" no Museu Bernardino Machado
02-11-2018
“A Minha América: A América do Norte e os Americanos Ajuizados durante três períodos da minha vida” é o tema da conferência conduzida pelo Professor João Medina, que vai decorrer sexta-feira, 9 de novembro, a partir das 21h30 no Museu Bernardino Machado.
A iniciativa insere-se no âmbito do ciclo de conferências “As Relações entre Portugal e os Estados Unidos da América do Norte (séc. XVIII-XX).
Nesta conferência evocativa das suas relações com a América do Norte e a cultura americana ao longo da sua vida, João Medina evoca três períodos distintos: quando terminou os dois últimos anos do curso liceal em Moçambique, (1954-56) foi sobretudo sugestionado pelo cinema dos Estados Unidos, assim como pela literatura americana (v.g., Truman Capote e Walt Whiman). Mais tarde, durante os anos em Estrasburgo (1967-70), a preparar o seu doutoramento, manifestar-se-ia contra a intervenção americana no Vietname. Por fim, na década de 80-90, seria visitng professor nos E.U.A., uma vez na Johns Hopkins (Baltimore, 1989) e duas na Brown University (Providence, 1993 e 1997), assim como participaria em colóquios universitários na Califórnia, Luisiânia, Virgínia, Massachusetts, etc., fazendo ainda uma conferência na Biblioteca do Congresso, em Washington (1990).
João Medina é professor catedrático jubilado de História na Faculdade de Letras de Lisboa, nasceu em Moçambique (1939), licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa (1966) e doutorou-se em Sociologia na Universidade de Estrasburgo (1970), tendo ensinado, de 1970 a 1974, na Universidade da Provença (Aix-en-Provence). É autor de uma extensa obra distribuída pela historiografia, pelo ensaio literário e pelo romance.
    Receber Notícias
 
 
Imprimir  
1842 leituras
 
|<   <<   1  2  3  4  5  6  7   >>   >|
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse