Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Juventude
IPDJ escolheu Famalicão para espicaçar a Juventude
    12-07-2018
    O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) elegeu o município de Vila Nova de Famalicão para a realização de um dos Focus Group - método de discussão em grupo -, sobre o Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018 (OP Jovem). A iniciativa aconteceu ontem, quarta-feira, dia 11 de julho, na Casa da Juventude, com a presença de um grupo de jovens representativo da malha institucional juvenil do concelho e de técnicos do IPDJ, que dinamizaram o encontro e recolheram as opiniões e contributos dos jovens de Famalicão para o processo. O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e o diretor regional Norte do IPDJ, Vitor Dias, estiveram presentes no arranque da iniciativa para desafiarem os jovens a aceitarem o desafio que esta ferramenta lhes proporciona para fazerem valer as suas ideias e assumirem ativamente a sua condição cidadã.

    O Orçamento Participativo Jovem é um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, podem apresentar e decidir projetos de investimento público. A iniciativa abrange todo o território nacional e o processo reserva o montante global de 500 mil euros do orçamento. A apresentação de propostas pode ser na plataforma eletrónica do OP Jovem, nos Encontros de Participação a realizar em todo o país, como o que aconteceu ontem em Famalicão, e nos serviços desconcentrados do IPDJ.

    O encontro realizado em Famalicão representou um momento presencial de apresentação e debate de propostas de âmbito nacional e regional, bem como de esclarecimento e auxílio para que os jovens presentes possam participar e ajudar a mobilizar a juventude famalicense em torno do processo.

    “É um processo totalmente democrático, transparente e participativo”, referiu o diretor do IPDJ justificando a escolha do município para a realização de um dos encontros participativos pelo facto de Famalicão ser “um daqueles municípios onde os jovens têm sorte. Porque é um município que aposta em políticas de juventude e cria condições para que os jovens possam ser ativos, participativos e desenvolver as suas atividades. Em Famalicão isso acontece e nós fazemos questão de desenvolver um trabalho em rede e de parceria que dará seguramente mais resultados.”

    Todas as informações sobre o OP Jovem em www.opjovem.gov.pt.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1122 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse