Pesquisar
 
 
 
 
Iniciativas do CEAB
Alterar tamanho do texto
 
Dia Mundial da Floresta | 21 de Março

A floresta é um ecossistema habitado por uma grande diversidade de espécies, cuja sobrevivência depende directamente da sua conservação.
Para o Ambiente, a floresta assume funções muito importantes, pois protege os solos da erosão e aumenta a retenção da água, prevenindo secas e cheias. Para além disso, fornece oxigénio e consome o dióxido de carbono.
Algumas alterações provocadas pelo Homem, estão a causar uma desertificação progressiva das nossas Florestas, nomeadamente a substituição de espécies de crescimento lento, como o carvalho e castanheiro, por outras de crescimento rápido, como o Eucalipto.
A comemoração do Dia Mundial da Floresta, surge com o propósito de sensibilizar a população para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.


Dia Mundial do Ambiente | 05 de Junho

O CEAB comemora todos os anos lectivos o dia Mundial do Ambiente através da promoção de diversas actividades para as diversas Instituições Educativas do concelho e para o público em geral.


XXII Feira de Artesanato | Setembro

O CEAB participa na Feira de Artesanato, organizada pela Câmara Municipal, com diversos ateliers de actividades lúdico-pedagógicas para os mais novos: pinturas faciais; reciclagem de papel; reutilização de materiais (flores com garrafas de plástico); comedouros de aves; energia eólica; bolas de sabão gigantes.



Dia Mundial do Animal | Outubro

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar o seu semelhante"


Albert Schwweitzer (Nobel da Paz - 1952) 
  "À descoberta dos trilhos de Famalicão"

A iniciativa, promovida pelo CEAB, desafia as crianças e jovens das diversas Instituições Educativas a sair à descoberta de itinerários, percursos, caminhos antigos em cada uma das freguesias, dando assim a conhecer a fauna, a flora, a história, a arqueologia, ou até a arquitectura do concelho, para posteriormente realizar uma compilação de possíveis percursos pedestres no concelho.
As Instituições Educativas que estiverem interessadas em participar deverão contactar o CEAB através do número 252 301 740, ou na Praça D. Maria II, n.º 282, 4760-111 Vila Nova de Famalicão.


Dia da Floresta Autóctone | Novembro

A Floresta é "uma mais valia efectiva na conservação da Natureza e da Biodiversidade, na produção de Oxigénio, na fixação de gases com efeitos de estufa (Dióxido de Carbono), protecção do solo e manutenção do regime hídrico. Além disso, as Espécies Autóctones são mais resistentes".
O CEAB em conjunto com os Clubes da Floresta do Concelho, comemoraram o Dia da Floresta Autóctone.
O principal objectivo desta comemoração foi sensibilizar e dar a conhecer as espécies originárias de Portugal bem como as suas principais características.


Exposição "Natal Ecológico" | Dezembro

Todos nós conhecemos a alegria e agitação desta época do ano, mas o Natal tem-se tornado na época do consumo, por excelência. Este consumo imediato e pouco reflectido provoca Impactes Ambientais graves.
Com alguns pequenos gestos, podemos contribuir para um Natal mais ecológico. Assim, surge a Exposição "Natal Ecológico", realizada pelos alunos das diversas Instituições de Educativas, e que tem por finalidade sensibilizar o público em geral para a reutilização dos materiais usados, na elaboração de enfeites natalícios que embelezam a nossa cidade nesta época.

 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse