Pesquisar
 
 
 
 
Festas Antoninas
Alterar tamanho do texto
   
É no coração do Minho, em Vila Nova de Famalicão, que, todos os anos em Junho, se cumpre uma das maiores e mais animadas romarias do país. As Festas Antoninas, em honra do Santo Casamenteiro, mobilizam todo o concelho e chamam à cidade milhares de turistas.

Vivem-se as tradições populares mais profundas, com a descoberta e o reencontro de costumes, sentimentos e sabores ancestrais. Pelas ruas, os aromas dos manjericos confundem-se com os da sardinha assada na brasa e das fêveras de porco. Come-se o Caldo Verde e bebe-se o vinho tinto do pipo. A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há música, bailaricos e arraiais populares. Os rapazes compram um manjerico para oferecer à namorada com uma quadra popular sempre original e, por vezes, brejeira ou jocosa. A festa faz-se na rua e todos são convidados.

As marchas populares são um dos pontos altos das festas.Todos os anos um grandioso desfile alegórico atravessa o centro da cidade até ao estádio Municipal, espalhando cor, alegria e vivacidade pelas ruas, numa animada e saudável disputa entre as diversas associações do concelho. Mas em Famalicão, as Antoninas também são das crianças, e são elas que protagonizam um dos momentos mais bonitos e encantadores do evento, com as Marchas Infantis.

A música é também um dos pontos fortes das festas de Vila Nova de Famalicão, com a presença de grandes nomes da música nacional. As Rusgas Populares, as Fogueiras e as Cascatas de Santo António são outros dos momentos tradicionais do evento, aos quais se juntam as cerimónias religiosas com destaque para a distribuição do Pão de Santo António. Uma esplêndida sessão de fogo-de-artifício costuma encerrar as festividades iluminando e ecoando pelo céu, sendo apreciado até vários quilómetros de distância.


Data: junho de 2018
Local: Ruas da Cidade

 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse