Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura e Turismo
Famalicão lança estratégia para cativar mais turistas
    01-03-2019
    Gastronomia e vinhos, animação turística e eventos, touring cultural e paisagístico e turismo industrial e de negócios. Estes são os quatro eixos da estratégia “Famalicão Turismo 2020” que pretende colocar o concelho famalicense no mapa turístico nacional e internacional.

    A nova estratégia para a promoção turística do concelho foi apresentada esta quinta-feira, 28 de fevereiro, em Famalicão, numa sessão pública que contou com a presença do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luis Pedro Martins, e de vários agentes locais, sobretudo da área gastronómica e cultural, como o Chef Renato Cunha do restaurante Ferrugem.

    Para o presidente da autarquia, Paulo Cunha, Vila Nova de Famalicão tem tudo para se atrever a ser uma cidade com potencial turístico. Para isso, explica, “estamos a valorizar o que temos e somos e que merece ser levado além-fronteiras - os nossos produtos, tradições, gastronomia, acervo museológico, as nossas atividades e eventos, a nossa pujança industrial - num trabalho em rede, de interação e cooperação para o qual são também chamados os nossos parceiros locais, sejam eles restaurantes, programadores culturais, entre outros”.

    Uma estratégia elogiada pelo responsável do TPNP, para quem “Famalicão tem tudo para dar certo”. “Aquilo que Famalicão tem é muito. Tem um pouquinho de tudo aquilo que a nossa região tem e temos que fazer chegar tudo isto aos turistas, mas sem uma estratégia e sem um plano ninguém consegue fazer nada”, referiu Luís Pedro Martins.

    O plano de ação ontem apresentado pretende proporcionar experiências únicas e significativas aos visitantes, aumentar a duração da estadia média do turista, reconhecer e valorizar o património cultural e contribuir para a internacionalização do concelho, entre outros objetivos.

    No eixo gastronomia e vinhos, pretende-se potenciar a boa cozinha regional e a sua relação com a cultura local e os produtos endógenos e da época. A iniciativa gastronómica “Dias à Mesa”, que ontem arrancou e que pretende proporcionar aos visitantes uma experiência completa dos sentidos, com sabores únicos e muitos divertimentos, é apenas um exemplo de um projeto inserido neste eixo.

    O eixo da animação turística e eventos assenta na programação diversificada e eclética do concelho, capaz de proporcionar uma visita em qualquer época do ano. Aqui, destaque, por exemplo, para a força do Carnaval de Famalicão.

    O privilégio de visitar lugares únicos, como são disso exemplo os museus famalicenses, e de contemplar as belas paisagens do concelho será potenciado nas ações e produtos enquadrados no eixo do touring cultural e paisagístico.

    Nota, por fim, para o eixo do turismo industrial e de negócios que pretende dar a conhecer a força industrial de um concelho conectado com parceiros internacionais e empresas de referência mundial. Aqui, destaque para o lançamento, em breve, da Rota da Indústria Têxtil, como estratégia para a afirmação da marca "Famalicão Cidade Têxtil".
28/02/2019 Famalicão lança estratégia para cativar mais turistas
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
522 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse