Pesquisar
 
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura
Famalicão lança concurso de fotografia sobre “Turismo Industrial”
    26-02-2013
    Estão abertas até ao dia 1 de Abril, as inscrições para participar na segunda edição do concurso de fotografia com o tema “Turismo Industrial”, lançado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Museu da Indústria Têxtil, com a colaboração da Maratona Fotográfica. A iniciativa tem como objetivos dar a conhecer o diversificado campo do património industrial através de uma linguagem artística universal, como é a arte fotográfica. Procura-se ainda realçar a importância do Património Industrial, numa região muito marcada pela atividade industrial, a qual foi motor de progresso e desenvolvimento no concelho de Vila Nova de Famalicão, e de toda a região da Bacia do Ave.

    Por outro lado, pretende dar oportunidade aos criativos, no sentido de que o Património Industrial lhes mereça um olhar especial e, através da objetiva, possam captar imagens de uma realidade, até aí, para muitos, desconhecida. Finalmente, procura-se, também, proporcionar uma forma de envolver toda a comunidade numa recolha de fotografias originais, contribuindo para a promoção e divulgação do Património Industrial, no papel que este assume no contexto social e cultural desta região da Bacia do Ave, independentemente da sua idade e nacionalidade, sejam amadores ou profissionais, residentes ou não nos municípios pertencentes à região da Bacia do Ave.

    A denominação do Concurso – Turismo Industrial – justifica-se pelo facto de, ao nele participarem, os concorrentes efetuarem uma autêntica viagem de descoberta pela região da Bacia do Ave, na procura dos melhores exemplos para captarem com as suas objetivas.

    Na edição deste ano, para além de um tema livre, selecionaram-se três outros temas, mais específicos, que procuram realçar a importância da água e da energia hidráulica no processo de industrialização desta região (Água e Indústria), destacar o diversificado conjunto de máquinas e equipamentos que a tornaram possível (Máquinas e Energia), ou salientar as soluções específicas encontradas na Bacia do Ave para a resolução do problema do afluxo da mão-de-obra necessária à laboração das fábricas (Habitação Operária).
    A participação está aberta a todas as pessoas, independentemente da sua idade e nacionalidade, sejam amadores ou profissionais, residentes ou não nos municípios pertencentes à região da Bacia do Ave.
    O primeiro prémio do concurso é no valor de 400 euros, enquanto o segundo prémio tem o valor de 300 euros e o terceiro prémio 200 euros
    O Concurso culminará com uma exposição dos trabalhos selecionados e premiados no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Vila Nova de Famalicão, que se inaugurará no dia 18 de maio, sendo então também efetuada a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores deste Concurso.
    As inscrições têm um custo de cinco euros e poderão ser efetuadas via CTT ou via e mail para o Museu da Industria Têxtil, Posto de Turismo ou Casa da Cultura.
    O regulamento e mais informações sobre o concurso podem consultadas no portal do museu em http://www.museudaindustriatextil.org/.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1705 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2014 | handmade by brainhouse