Pesquisar
 
 
 
 
Caminhada Concelhia
Alterar tamanho do texto

As Caminhadas Concelhias são uma atividade organizada pela Câmara Municipal em parceria com as associações Calcantes, Grucamo e Corpo Nacional de Escutas, esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer os vários pontos de cada freguesia do nosso concelho descobrindo o nosso património cultural, a fauna e flora.
Estas caminhadas realizam-se duas vezes por ano, são percursos circulares com média de 15km cada . É uma atividade dirigida à população em geral e gratuita.



O PR6 propõe um percurso local circular que visita o extremo Sudoeste do concelho de Vila Nova de Famalicão, desenvolvendo-se integralmente na freguesia de Fradelos, junto ao rio Ave e o seu amplo e produtivo vale. Trata-se de um trajeto de dificuldade média que percorre cerca de 14 quilómetros de extensão, atingindo o ponto mais baixo junto ao rio Ave a 21m, e o ponto mais alto (152m), perto do marco geodésico, no Moinho de Vento.
Saindo do Parque de Lazer das Tílias toma-se a direita, na rotunda, seguindo pela rua D. Maria II até à rua do Rio Ave. Seguindo esta rua, apanha-se a do Engenho, à esquerda, caminho rural delimitado por muros de xisto e uma mata mista de eucaliptos e pinheiros, adensada por tojo, fetos e alguma urze, que nos leva à de Portemião, depois, para a direita, até ao cruzamento. Toma-se à esquerda, um caminho de terra, paralelo à rua do Rio Ave, que nos encaminha pela biodiversidade única das Pateiras, com os seu bosque palustre e a sua comunidade de matos, giestas, urzes e carquejas a preservar. Chegados à rua da Povoação vira-se à esquerda para entroncarmos, mais adiante, na rua do Rio Ave. Chega-se assim, ao lugar da Povoação e ao seu largo principal, com a capela de S. Bento, outrora de Santa Bárbara, o seu cruzeiro, as alminhas de Loureiro e as imponentes fachadas do casario agrícola, que o contornam a Sul.
O rio Ave não anda longe, seguindo a rua das Areias toma-se adiante um caminho sulcado por máquinas, que transpõe o ribeiro de Fradelos e leva à azenha de Chaves e ao seu acinético açude. Mais à frente, segue-se entre campos, a rua da Louvanda, depois a travessa da Lage, até ao lugar da Lage, onde se cruza a rua 5 de Outubro, para Norte. Inicia-se a subida pela rua da Portela, de seguida pela do Pinhal, serpenteando encosta fora, por caminhos trilhados na crosta xistosa até ao lugar de Felgueiras; para despois, pela rua de Vale de Ossos, descer em direção a Água Levada e ao lugar da Aldeia.
A fertilidade destas terras encontra-se bem patente na profusão de tonalidades verdejantes que abraçam o vale, mesmo no estio, permitindo-lhe sustentar uma economia agropecuária robusta, cuja âncora se abriga nas inúmeras casas agrícolas que pululam os pequenos outeiros.
Antes de chegar ao lugar da aldeia inflete-se à direita para se retomar a subida até ao ponto mais alto do Monte Fradelos e ao lugar de Moinho de Vento, memória de um gigante que o tempo abandonou.
Toda a subida e o planalto encontram-se recortados numa mata de eucaliptos, atapetados por uma vegetação rasteira de urzes, carqueja, fetos, tojo e codessos.
Cruzado o planalto, inicia-se a descida, para Norte, até à N 309 continuando depois, para Noroeste, pela rua das Laranjeiras até ao lugar de Ferreiros onde, junto ao denso casario agrícola, se apanha a rua de Sobreço, seguindo depois, à esquerda, pela rua de S. José e à direita pela da Cerejeira, até à rua do Espirito Santo que nos leva, para Sul, através do majestoso lugar da Aldeia, da Quinta das Nozes e pela roda do moinho de vento até chegar à rua de Santa Leocádia, aceder à igreja de Fradelos e atingir o parte de Lazer, ponto de chegada do percurso.


 


Gabinete do Desporto

Rua Direita
4760-134 Vila Nova de Famalicão
Tel.: 252 320954 | Fax: 252 377110
E-mail: desporto@vilanovadefamalicao.org




Ver panfleto da Caminhada Concelhia PR6

Inscrições on-line encerradas. Pode ainda inscrever-se amanhã, junto do secretariado, no local da partida.
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2018 | handmade by brainhouse