Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Freguesias
Câmara e Junta de Esmeriz recuperam Moinho de São Marçal
    04-09-2017
    O histórico Moinho de São Marçal, em Esmeriz, concelho de Vila Nova de Famalicão, vai ganhar uma nova vida. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia estão a trabalhar no projeto de salvaguarda, preservação e valorização deste importante legado cultural, patrimonial e paisagístico da freguesia e os trabalhos deverão arrancar no decorrer do próximo ano.

    A decisão de recuperar este engenho, que embora degradado ainda preserva o sistema de moagem tradicional, é para o presidente da Junta de Freguesia, Armindo Mourão, uma excelente notícia para a comunidade esmerizense que, recorda, “cresceu sempre virada para o rio Pelhe”.

    O projeto, apresentado publicamente na passada sexta-feira, 1 de setembro, inclui ainda a requalificação da zona envolvente do moinho, conferindo assim à autarquia local a possibilidade de projetar um novo espaço de lazer para esta zona da freguesia de Esmeriz. “O moinho está situado numa zona de excelência, perto da escola e da estação de comboios, e é nosso desejo criar aqui uma zona ribeirinha para que todos possam desfrutar deste espaço”.

    O vereador do Ambiente da autarquia, Pedro Sena, que esteve presente na apresentação do projeto, vê também com bons olhos a recuperação do Moinho de S. Marçal, sobretudo pela importância que este representa não só para a freguesia de Esmeriz, como também para todo o concelho de Vila Nova de Famalicão. “É um projeto de grande importância porque vem devolver aos esmerizenses um património histórico e cultural que lhes diz muito e que está muito ligado ao crescimento e ao desenvolvimento da freguesia e do concelho”.

    Até ao momento foi já realizado o levantamento topográfico do moinho e do seu açude, trabalho complementado com a elaboração de um estudo arquitetónico por parte de uma equipa técnica especializada em património molinológico, encabeçada pelo arquiteto Bruno Matos, que adiantou que este projeto vem também conferir uma nova função a este moinho. “Queremos conciliar a preservação dos seus engenhos de moagem - de moinho de rodízio e azenha – e, ao mesmo tempo, rentabilizá-lo com produção de energia elétrica”, explica.

    Localizado na rua dos Moleiros, em Esmeriz, na margem esquerda do rio Pelhe, recorde-se que o Moinho de S. Marçal, que apresenta características de relevante interesse histórico, arquitetónico e tecnológico, foi durante longas décadas um recurso fundamental da freguesia de Esmeriz, sobretudo pela importante atividade na moagem de cereais destinada à subsistência da população local e ao comércio de panificação no centro da cidade.
01/09/2017 Câmara e Junta de Esmeriz recuperam Moinho de São Marçal
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
685 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse