Pesquisar
 
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Obras Municipais
Avenida do Brasil renovada embeleza Famalicão
    10-07-2012
    A inauguração das obras de reabilitação da Avenida do Brasil, um dos principais acessos a Vila Nova de Famalicão, marcou de forma indelével as comemorações do Dia da Cidade, que se assinalaram esta segunda-feira, 9 de Julho. O presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, acompanhado por várias dezenas de famalicenses percorreu a pé grande parte da extensão da via, certificando-se da “qualidade, segurança, mobilidade e beleza da Avenida”. No final do percurso era opinião unânime: “As obras de requalificação transformaram a via num arruamento urbano de qualidade que valoriza e embeleza a cidade”.  Armindo Costa destacou a importância da construção da rotunda, onde foi inaugurado o monumento ao empreendedor. “Com a criação desta rotunda, conseguimos escoar melhor o trânsito, beneficiando as pessoas e o ambiente”, sublinhou o autarca, que se mostrou visivelmente feliz com o resultado das obras.

    “Convertemos a estrada nacional 206 – que não tinha passeios em grande parte do seu percurso – num arruamento urbano, conciliando segurança, conforto e valorização paisagística”, explicou ainda Armindo Costa, adiantando que se trata de "uma grande obra de reabilitação urbana para Famalicão e de resolução de problemas de trânsito na entrada da cidade".

    A plantação de perto de uma centena de árvores, de diversas espécies, foi um dos factos mais elogiados pelos populares. Refira-se, no entanto, que para além da arborização da via, a Avenida do Brasil foi alvo de obras de duplicação, numa extensão de mil metros, entre a variante nascente de Famalicão e a Rotunda Bernardino Machado. Entre as várias intervenções, destaca-se, assim, a duplicação da estrada, que que passa a ter quatro faixas de rodagem, duas em cada sentido, divididas por um separador central. Foram criados passeios, permitindo a circulação pedonal em toda a sua extensão. Colocada nova iluminação e diverso mobiliário urbano. Outra novidade foi a construção da rotunda de acesso ao Hipermercado, de modo a facilitar a mobilidade rodoviária.

    A Avenida do Brasil é o principal acesso nascente à cidade de Vila Nova de Famalicão, correspondendo à antiga estrada nacional de acesso a Joane e Guimarães. Por outro lado, a avenida permite o acesso a vários equipamentos culturais como a Casa das Artes e a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Com a criação do Parque da Cidade, esta via ganha uma nova dimensão transformando-se num dos seus principais acessos. Refira-se ainda que a empreitada implicou um investimento municipal de cerca de um milhão de euros.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
2590 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2014 | handmade by brainhouse