Pesquisar
 
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura
“A Maçonaria na I República e no Estado Novo” em debate no Museu Bernardino Machado
    04-07-2012
    O Professor António Ventura, da Faculdade de Letras de Lisboa, é o próximo convidado do V Ciclo de Conferências organizado pelo Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão, com o tema “A Maçonaria em Portugal”.  António Ventura vai falar sobre “A Maçonaria na I República e no Estado Novo”, numa conferência que se realiza no próximo dia 6 de Julho, sexta-Feira, pelas 21h30, no Museu. Doutor em História Contemporânea, António Ventura é professor catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa, assim como director das Áreas de História da mesma Faculdade.

    Para além da sua participação com conferências em vários congressos científicos um pouco por todo o mundo, António Ventura desenvolveu uma intensa atividade científica por ocasião do Bicentenário da Guerra Peninsular e do Centenário da Proclamação da República em Portugal, quer em matéria de publicações, como igualmente na sua participação em congressos com as suas conferências. Aqui, se no primeiro caso foi membro da Comissão Científica das Comemorações do Bicentenário dos Cercos de Saragoça, Comissário da Exposição «Guerra Peninsular – 200 Anos», na Biblioteca Nacional, e Membro da Comissão nacional Inglesa das Comemorações dos 200 Anos da Guerra Peninsular, no segundo caso, o Prof. António Ventura foi o Comissário da Exposição «República e Propaganda», no Palácio Nacional de Belém, organizada pelo Museu da Presidência da República, em Setembro de 2010. Com uma vasta colaboração dispersa em publicações periódicas nacionais e estrangeiras é autor de mais de 300 publicações sobre História Contemporânea e sobre a História da Maçonaria.

    Recorde-se que esta não é a primeira vez que António Ventura vem a Vila Nova de Famalicão através do Museu Bernardino Machado. Esteve presente nos I Ciclos de Conferência dedicado aos “Presidentes da República” (2003), centrando a sua intervenção sobre Bernardino Machado; em 2006, apresentou uma conferência nos Encontros de Outono (com a temática “Exílio e Exilados Políticos (1926-1974)”), com “Exilados Discretos”; em 2009, no III Ciclo de Conferências (com a temática “As Grandes Questões da I República”), intitulando-se então a sua conferência “A Maçonaria e a I República”; e, finalmente, em 2011 e uma vez mais, no IV Ciclo de Conferências (subordinado ao tema “As Mulheres e a I República”), chamando-se a sua intervenção “A Maçonaria Feminina na I República”.

    Sendo a entrada gratuita e tendo os participantes o certificado de presença, o V Ciclo de Conferências é acreditado pelo Conselho Científico da Formação Contínua de Professores, cabendo a acreditação aos professores da disciplina de História, Filosofia e Sociologia.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
496 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2014 | handmade by brainhouse